Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 


Rio de Janeiro, RJ,
Brazil

21 96469 2449

Aqui você pode acompanhar meu percurso profissional e minha perspectiva de trabalho com a Psicologia corporal e o Tantra

Bruno Cuiabano

Na minha profissão, vejo a revolução e a geração de consciência. Sinto que estou contribuindo com a transformação da nossa realidade afetiva, ética, estética e política.

Bruno Cuiabano.jpg

Do ponto de vista intelectual eu sinto um grande interesse por estudar todos os temas que envolvem o sujeito e a subjetividade a partir dos enfoques do corpo . O que me deixa com a sensação de estar em condições de acompanhar os processos e as dificuldades que cada paciente trás para o consultório.

Do ponto de vista afetivo, sinto-me realmente nutrido com as perspectivas pessoais, as estórias de cada um. Sinto-me um artista, um fotógrafo de cada expressão, de cada sorriso e choro. Sinto-me um ator, performando e interagindo. É realmente uma profissão muito complexa e isso me deixa com a sensação de estar sempre num bom desafio, de estar me colocando a prova sempre e aprendendo muito constantemente.

Para mim a psicologia deve resgatar o saber do corpo e associa-lo ao plano dos afetos, dos desejos, da intuição e da razão. O corpo tem sido esquecido pela psicologia e pelas diversas disciplinas do campo social e humano. Quando lembrado é mensurado e padronizado, como se fosse uma máquina ou objeto fixo e exato. 

A filosofia durante a história se ramificou em diversas escolas e autores importantes tanto no ocidente quanto no oriente. Ela tem ampliado meu saber no contato com com o outro, Bebo dos autores da "filosofia da diferença", dentre eles: Espinosa, Nietzsche, Bergson, Foulcaut, Deleuze, Derrida e das filosofias orientais tais como o tantra e o taoísmo.

Percurso de formação

Iniciei graduação em Psicologia em 2003. Cinco anos muito voltados para os estudos dentro do tema da sexualidade e relações de gênero, dois desses anos prioritariamente em estágios curriculares na área clínica e na psicologia social. Passei por uma experiência intensa de psicopedagogia em grupo na Somaterapia de Roberto Freire juntamente com o aprofundamento das noções de bioenergia com Wilhelm Reich e Alexander Lowen. Fiz cursos e retiros de tantra e taoismo no Sattva Tantra e com Paula Fernanda que me transformaram pessoalmente e profissionalmente.  

Tive uma importante formação em Focusing (Focusing-Oriented Psicotherapist), método terapêutico que se baseia na investigação junto com o paciente de suas próprias sensações corporais em relação a determinados temas em sua vida. Finalizei duas especializações: Uma em Acupuntura dentro da Medicina Chinesa e outra em Esquizoanálise e Análise Institucional no qual pude dar contorno e ao meu trabalho psicoterapêutico com indivíduos e grupos.

Tenho a experiência de três anos de formação e profissionalização em teatro pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado com quatro espetáculos profissionais como interprete-criador. Trabalhei com direção teatral e preparação corporal além de lecionar teatro em escolas particulares e públicas. Em 2014 fiz parte da equipe de profissionais da ONG: “Associação Crepúsculo” em Belo Horizonte como Psicólogo e Professor de artes Cênicas, visando a inclusão de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. Desenvolvi diversos trabalhos de investigação e apresentações de obras artísticas nas áreas de Teatro, Dança Contemporânea e Performance. Tenho acompanhado o contato improvisação através de cursos, imersões, festivais e JAMs. A arte é pra mim um grande motor que me faz pulsar . 

Pensar um percurso enquanto psicólogo clínico é um desafio associado ao engajamento constante de formações continuadas, no caso supervisão clínica, psicoterapia e cursos diversos dentro dessa área de atuação que são constantes em minha vida desde o inicio de minha formação na faculdade e são imprescindíveis para qualquer psicólogo.

Estou me apropriando de um entendimento pleno no meu campo de atuação que são maiores do que as técnicas que conheço. Sei que isso me fornece base para lidar com as transformações.

Bruno Cuiabano é um excelente profissional. Muito ético e competente. Provedor de um amplo conhecimento em Psicologia, Acupuntura, Massoterapia e Medicina Tradicional Chinesa.
— Ubirajara Borges Gomes - Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura
Entrei no site porque coloquei psicologia com arte... veio tudo isso aí...amei!!!!Parabéns.
— Teresa Motta - Psicóloga
Parabéns pela linda página. Palavras de coração e sem demagogia, pois seus trabalhos estão belíssimos!
— Daniel Bicalho