Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 


Rio de Janeiro, RJ,
Brazil

21 96469 2449

Aqui você pode acompanhar meu percurso profissional e minha perspectiva de trabalho com a Psicologia corporal e o Tantra

Focusing - Focalização sensoperceptiva

Uma sensopercepção é uma percepção corporal consciente de uma situação, pessoa ou acontecimento. Uma aura interna que abrange tudo o que você sente e sabe sobre uma realidade em um determinado momento, de modo imediato e lhe dá um significado maior.

"Focusing" ou Focalização, termo usado pelo psicólogo e filósofo Eugene Gendlin, é um método que tem por objetivo tornar conscientes conteúdos que se encontram ainda vagos e obscuros e consiste em o focalizado se concentrar na sensopercepção que surge com relação a determinado tema de sua vida, chamada "felt sense" ( sensação percebida ou sentida).

"Felt-senses" não tem uma clara definição enquanto sensações físicas. Elas são inicialmente vagas e confusas. Elas são não-conceituais. Ocasionalmente um "felt-sense" pode ser algo forte como um nó no estômago, um bolo na garganta, um coração dolorido, mas a maioria deles são bastante sutis. Focalizar não é uma ação racional pois acessa os sentidos de forma não linear e integral. 

Essa é uma prática que fundamentalmente nos coloca em amizade conosco numa atitude de gentileza e não reatividade. Um episódio de raiva pode ser assim precedido por uma sensação de afundamento, ou de calor nas orelhas. Podemos notar essas sensações antes de ativarmos a forte emoção da raiva, ganhando assim espaço psicológico para escolher quais palavras e ações tomar ao invés de sermos tomados pela reatividade. Existe uma diferença imensa entre reagir e responder. 

O processo de focalizar se dá pela integração sutil e paradoxal entre a passividade e atividade. essa passividade não se confunde com submissão e a atividade não se confunde com avidez.

Nessa interação os dois lados da equação terapêutica são muito importantes pois a qualidade de presença e escuta proporcionam espaço para se estar mais autêntico e para se expressar. Apesar de desenvolvido em contexto psicoterapêutico, "Focusing" é utilizado também como método na tomada de decisões quotidianas e no desenvolvimento pessoal.