Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 


Rio de Janeiro, RJ,
Brazil

21 96469 2449

Aqui você pode acompanhar meu percurso profissional e minha perspectiva de trabalho com a Psicologia corporal e o Tantra

Acupuntura Sensorial

Cada órgão e glândula do corpo tem pulsação e vibração própria. Todas as suas funções são traduzidas por impulsos elétricos. Até mesmo nosso pensar e nosso sentir se produzem nessa dinâmica.

É uma sabedoria conhecer nossos fluxos energéticos, ondem se bloqueiam e se esvaziam, onde fluem e se expandem. Trabalho com técnicas dentro da acupuntura que visam a consciência ampla e sutil das sensações corporais e emoções além da harmonização das energias dos canais meridianos. Os meridianos são canais energéticos, nos quais circula a essência vivificante da força da vida. Os chineses falam de 12 meridianos principais e 8 secundários. Eles são a base da acupuntura. 

five-elements-379106_640.jpg

Teoria dos 5 elementos

Os 5 elementos terra, madeira, fogo, metal, água são uma sistematização de nossos ritmos internos e dos estímulos que precisamos para sua harmonia. eles nos ajudam a categorizar como se movimentam nossos líquidos corporais, emoções  e consciência.

TERRA  é visceral , impulsiona o corpo para baixo, enraizando, trazendo peso. Seus meridianos são o do baço pâncreas e do estômago que regem as emoções relativas a preocupação e reflexão. Sua desarmonia gera ansiedade e pensamentos obsessivos e sua harmonia gera enraizamento, estabilidade, centramento, uma percepção apurada de nosso próprio eixo. O toque terra é mais denso visando o desbloqueio de tensões dos músculos, tendões e vísceras. 

MADEIRA cuida, acolhe, limpa e nutre com suas raízes, folhas e frutos abraça a terra. Seus meridianos são o do fígado e do vesícula biliar que regem as emoções relativas a raiva. Sua desarmonia gera stress, cólera , ciúmes e sua harmonia geram uma dinâmica cuidadosa e materna, geram nutrição corporal. O toque é fluido e denso como as substancias em suas vascularidades. 

FOGO aquece, abre, transforma. Seus meridianos são o do coração e do intestino delgado e circulação-sexualidade (pericárdio) que regem as emoções relativas a alegria. Sua desarmonia gera euforia, insonia e um corte entre sexualidade e amorosidade. Sua harmonia gera criatividade e aumento das sensações calorosas e amorosas. Os movimentos e o toque fogo são ascendentes e expansivos.

METAL é leve, migratório e sensibiliza o corpo. Traz a experiencia do caos, dos movimentos aleatórios e pulsantes no jogo e na dança. Seus meridianos são o do pulmão e da intestino grosso que regem as emoções relativas a tristeza. Sua desarmonia gera melancolia, depressão, problemas de pele e fraqueza do sistema imunológico. Sua harmonia gera espontaneidade e suavidade. O toque é como o movimento do ar, pode gerar sensações como arrepios, derretimentos, dormências. Tem o intuito de sensibilizar todas as regiões do corpo, principalmente suas extremidades.

ÁGUA é vastidão, completude, integração. Seus meridianos são o do rim e da bexiga que regem as emoções relativas ao medo. Sua desarmonia gera paralisia e fragmentação. Sua harmonia gera conexão e a sensação de “religar” com o universo, uma sensação oceânica.  O toque é sútil, traz contorno e limites. A água é um elemento que envolve qualquer objeto assim o como o líquido amniótico envolve o bebê. 


O microcosmo está em constante relação com o macrocosmo. O sistema das células no humano é um reflexo do sistema da natureza e do universo. O movimento é um princípio da natureza no qual tudo é ritmo e alternância se manifestando de formas opostas e complementares – o que denominamos “Yin” e de “Yang”.

O homem, parte integrante da natureza, também acaba por vivenciar os mesmos processos de movimento dentro de seu corpo. Tudo precisa estar em constante movimento, o que para de se mover acaba por encontrar sua morte. O taoísmo leva em consideração o principio da integralidade entre fatores, a integração corpo, mente, emoção, espírito e energia.