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Aqui você pode acompanhar meu percurso profissional e minha perspectiva de trabalho com a Psicologia corporal e o Tantra

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Psicologia Corporal

Sou Psicólogo-Esquizoanalista e Acupunturista. Utilizo dessas áreas de conhecimento para desenvolver um trabalho que passa por três consciências:

1] Sensorialidade consciente

Proponho a construção de um conhecimento intuitivo a respeito de si com base na exploração das sensações corporais. Perceber, acolher e dar espaço para sensações ainda não organizadas em palavras que normalmente ficam fora do radar de nossa atenção. As sensações físicas de nosso corpo são nossa âncora, nosso norte para perguntas mais profundas. São a base de entendimento de nossas dúvidas e angústias.

 Natalie_Fletcher

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2] Sexualidade consciente

A energia sexual é potencializadora da vida e está em todo lugar. Eros é criação que acontece no prazer de se estar junto, viver sem precisar chegar a objetivos. 
Quanto mais uma sociedade é repressora, mais a pornografia e violência são produzidas. Wilhelm Reich coloca que a repressão da sexualidade é essencial para um governo autoritário.
Conhecer nossos desejos é habitar a borda entre o inconsciente e o consciente, é conhecer nosso amor e nossas fragilidade, dar espaço para a intimidade e criatividade. Ser a favor da vida

3] Comunicação consciente

Proponho a junção de uma escuta ativa e aberta. Uma comunicação consciente precisa necessariamente de uma escuta da comunicação inconsciente para aprofundar e descobrir as brechas. Esse é um espaço para as celebrações e lamentos que possibilitem o movimento e a transformação estabelecendo intenções claras , limites e possibilidades. Comunicação das percepções e afetos com os diversos campos da vida: trabalho, relações interpessoais e projetos existenciais.

 Natalie_Fletcher

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Para chegar nessas consciências, utilizo de um método importante que proporciona a focalização sensoperceptiva

FOCUSING

Uma sensopercepção é uma percepção corporal consciente de uma situação, pessoa ou acontecimento. Uma aura interna que abrange tudo o que você sente e sabe sobre uma realidade em um determinado momento, de modo imediato e lhe dá um significado maior.

Focusing ou Focalização, termo usado pelo psicólogo e filósofo Eugene Gendlin, é um método que tem por objetivo tornar conscientes conteúdos que se encontram ainda vagos e obscuros e consiste em o focalizado se concentrar na sensopercepção que surge com relação a determinado tema de sua vida, chamada "felt sense" (ing. "sensação percebida" ou sentida).

 Natalia Fletcher

Natalia Fletcher

Felt-senses não tem uma clara definição enquanto sensações físicas. Elas são inicialmente vagas e confusas. Elas são não-conceituais. Ocasionalmente um felt-sense pode ser algo forte como um nó no estômago, um bolo na garganta, um coração dolorido, mas a maioria deles são bastante sutis. Focalizar não é uma ação racional pois acessa os sentidos de forma não linear e integral. 

Essa é uma prática que fundamentalmente nos coloca em amizade conosco numa atitude de gentileza e não reatividade. Um episódio de raiva pode ser assim precedido por uma sensação de afundamento, ou de calor nas orelhas. Podemos notar essas sensações antes de ativarmos a forte emoção da raiva, ganhando assim espaço psicológico para escolher quais palavras e ações tomar ao invés de sermos tomados pela reatividade. Existe uma diferença imensa entre reagir e responder. O processo de focalizar se dá pela integração sutil e paradoxal entre a passividade e atividade. essa passividade não se confunde com submissão e a atividade não se confunde com avidez.

Nessa interação os dois lados da equação terapeutica são muito importantes pois a qualidade de presença e escuta proporcionam espaço para se estar mais presente e mais autêntico para se expressar. Apesar de desenvolvido em contexto psicoterapêutico, Focusing é utilizado também como método na tomada de decisões quotidianas e no desenvolvimento pessoal.


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Quando procurar por esse trabalho?
Se você se encontra em sofrimento, que percebe estar ligado a uma série de situações que parecem perdurar. Um mal-estar, uma angústia, uma sensação difusa de incômodos ou certos sintomas físicos que tem origem em conflitos.
Alguns possíveis benefícios desse processo
Pessoas que se comprometem nesse processo costumam relatar modificações internas e externas importantes, sentindo-se mais enriquecidas porque:
Começam a defender com mais qualidade seus sentimentos, necessidades e desejos.
Em seus relacionamentos passam a se comunicar com mais qualidade e interagir com maior segurança.
Encontram maior equilíbrio emocional e estabilidade em seus estados de humor.
Reconhecem com maior lucidez seus mecanismos de defesa e seus vicios.
Compreendem melhor suas manifestações de depressão, ansiedade, angústia e pânico, aprendendo a lidar com esses estados.
Tornam-se capazes de amadurecer sua vida afetiva através da profundidade, ocorrendo uma redução da rigidez e aumento da fluidez e harmonia nas relações.
Passam a compreender melhor a dinâmica dos relacionamentos humanos e a se posicionarem de maneira criativa dentro deles.
Determinam a própria trajetória de maneira lúcida, autônoma e coerente, alcançando maior segurança em tomadas de decisão.